A agência de saúde destacou que a CoViNet visa facilitar e coordenar o conhecimento global e a capacidade de detecção precoce e precisa, monitoramento e avaliação do SARS-CoV-2, MERS-CoV e coronavírus emergentes de importância para a saúde pública.
A CoViNet expande a rede de laboratórios de referência da OMS para a Covid-19 estabelecida durante os primeiros dias da pandemia.
Inicialmente, a rede de laboratórios se concentrou no SARS-CoV-2, mas agora abordará uma gama mais ampla de coronavírus, incluindo o MERS-CoV e outros à medida que forem surgindo.
A CoViNet é uma rede de laboratórios globais com experiência em vigilância de coronavírus humanos, animais e ambientais, que atualmente inclui 36 laboratórios de 21 países em todas as seis regiões da OMS.
Nos últimos dois dias, representantes dos laboratórios se reuniram em Genebra com o objetivo de finalizar um plano de ação para 2024-2025, para que os Estados Membros da OMS estejam mais bem equipados para detecção precoce, avaliação de risco e resposta aos desafios de saúde relacionados ao coronavírus.
ro/lpn