Segundo comunicado dessa pasta ministerial, graças ao novo programa, denominado “ColombIA Inteligente”, 9,4 bilhões de pesos (cerca de dois milhões e quatrocentos mil dólares ao câmbio atual) serão destinados para apoiar iniciativas que contribuam para a resolução dos problemas regionais e promover a participação de diversos atores para gerar respostas inclusivas e sustentáveis.
A convocatória estará aberta até 29 de abril e apoiará projetos que promovam a geração de conhecimento de ponta e a aplicação prática de tecnologias inovadoras para resolver problemas complexos, acrescenta a comunicação.
Espera-se, acrescentou, que as propostas também estabeleçam as bases para futuras pesquisas e desenvolvimento que promovam a prosperidade e o bem-estar nos territórios.
“ColombIA Inteligente faz parte da materialização do Roteiro de Inteligência Artificial apresentado e que nos permitirá enfrentar os desafios traçados no Plano Nacional de Desenvolvimento para colmatar lacunas e desenvolvimento sustentável do país”, afirmou a Ministra das Ciências, Yesenia Olaya.
Entre as novidades do convite, acrescenta a comunicação, destacando-se o apoio às vocações científicas e às capacidades de investigação, tecnológicas e de inovação, através da ligação de jovens investigadores e inovadores e focos de investigação.
oda/ifs / fav