“Estudos pré-clínicos e clínicos do medicamento demonstraram sua alta eficácia e segurança. Até o final de 2023, os ensaios clínicos da terceira fase foram concluídos. Com base em seus resultados, o Ministério da Saúde da Rússia emitiu um certificado de registro permanente para uso médico”, disse a FMBA.
O medicamento Mir-19 foi desenvolvido por cientistas do Instituto de Imunologia da Agência Federal Médica e Biológica da Rússia. O mecanismo de ação do medicamento baseia-se na supressão da replicação do vírus dentro da célula. “O medicamento suprime seletivamente a atividade de genes vitais do vírus sem afetar o genoma humano.
Os principais componentes do medicamento são moléculas sintéticas de RNA de interferência pequena, que têm como alvo o genoma do patógeno dentro da célula infectada do organismo e contribuem para sua degradação.
O medicamento é administrado por inalação por meio de nebulizadores médicos.
Em dezembro de 2021, o Ministério da Saúde da Rússia registrou o Mir-19 como um meio de terapia antiviral direcionada contra a Covid-19. Em março de 2023, o medicamento foi aprovado para uso na prática ambulatorial.
mem/gfa/bm