Um comunicado à imprensa emitido por seu escritório pediu a cessação das hostilidades durante o mês do Ramadã, bem como a libertação imediata e incondicional de todos os reféns, duas das exigências incluídas no documento adotado na segunda-feira.
Nderitu também insistiu no cumprimento das obrigações previstas no direito internacional e deplorou os ataques a civis e seus bens, bem como toda violência e hostilidades contra a população.
“O respeito ao direito internacional nunca deve ser uma ideia abstrata. Ele deve levar a resultados concretos, protegendo urgentemente a vida das pessoas, em tempos de paz e em tempos de guerra”, disse ela.
Ela pediu o cumprimento das medidas provisórias ordenadas pela Corte Internacional de Justiça, relacionadas às obrigações da Convenção sobre Genocídio.
Apesar da decisão do tribunal, ela acrescentou, a guerra em Gaza continua.
As decisões judiciais devem ser complementadas por ações em todos os níveis para que a paz prevaleça, disse ele.
“A prestação de contas é um componente essencial da paz, assim como os esforços de reconstrução e prevenção, inclusive por meio de iniciativas diplomáticas contínuas nos bastidores e da construção da paz voltada para o futuro onde houve conflito violento”, disse ela.
A esse respeito, o especialista lembrou que a própria criação das Nações Unidas após a Segunda Guerra Mundial fala dessa aspiração.
O representante também alertou sobre o uso de discurso de ódio e incitação que é normalizado na esfera pública tanto por figuras públicas quanto por cidadãos anônimos.
“Décadas de esforços para reduzir e combater o antissemitismo e o fanatismo antimuçulmano estão sendo corroídos em semanas e meses, e as manifestações de ambos estão agora perigosamente aumentando”, disse ela.
Nesse cenário, a diplomata pediu a ampliação do espaço para os construtores da paz e o fortalecimento de suas vozes.
Isso é mais necessário no Oriente Médio, uma região onde os fatores de risco para genocídio, crimes de guerra e crimes contra a humanidade são extremamente altos e continuam a aumentar, disse ela.
ro/ebr/mb