5 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Bolívia dá novo passo na pré-seleção de candidatos a magistrados

Bolívia dá novo passo na pré-seleção de candidatos a magistrados

La Paz, 28 mar (Prensa Latina) Ante as eleições judiciais na Bolívia, a pré-seleção de candidatos inicia hoje uma nova fase com a apresentação de recursos de revisão por aqueles que se sintam afetados por impugnações contra eles.

De acordo com o calendário, os candidatos a magistrados do Tribunal Constitucional, da Corte Suprema de Justiça, da Corte Ambiental ou a conselheiros do Poder Judiciário terão desde quinta-feira até 1º de abril para apresentar uma reclamação à comissão correspondente, durante a qual deverão anexar provas adequadas.

De 2 a 6 de abril, a Comissão Mista (deputados e senadores) resolverá a apelação e sua resolução “causará status”, de modo que não será mais possível recorrer dessa decisão, de acordo com o artigo 32 da Lei 1549.

Uma vez concluída essa etapa, a lista de candidatos qualificados para a etapa de avaliação de mérito, que ocorrerá de 8 a 21 de abril, será publicada em 7 de abril.

A Comissão Mista de Justiça Plural ratificou 95% das desqualificações e aprovou apenas 5% das reivindicações dos candidatos que contestaram sua desqualificação para o Conselho da Magistratura e o Tribunal Agroambiental, concluindo assim essa fase do processo de pré-seleção. “Noventa e cinco por cento foram desqualificados novamente e cinco por cento foram liberados porque alguns documentos foram ignorados na revisão de documentos”, explicou o presidente da Comissão, senador Roberto Padilla, à imprensa.

Essa equipe de deputados e senadores recebeu 231 contestações: 160 corresponderam ao Tribunal Agroambiental e 71 ao Conselho da Magistratura.

Todo o processo de pré-seleção na Assembleia Legislativa levará no máximo 80 dias, e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) tem no máximo 150 dias para realizar todo o processo eleitoral, ou seja, há um prazo máximo de 230 dias para ter novas autoridades judiciais.

Expandindo o que chamou de meritocracia (de 8 a 21 de abril) como um elemento central a ser levado em conta pelos legisladores para pré-selecionar os melhores profissionais, o líder da bancada do Movimiento al Socialismo, Jerges Mercado, abordou a questão das qualificações.

Serão dados até 30 pontos para mestrados, até 40 para doutorados, será avaliada a experiência profissional e outros aspectos, que somados chegam a 200 pontos, disse.

Ele informou que somente aqueles que atingirem 130 pontos poderão passar na pré-seleção que ficará a cargo das comissões mistas de Justiça e Constituição.

Uma vez aprovada no plenário do legislativo por dois terços dos votos, a lista de pré-selecionados será repassada ao TSE para preparar e realizar as eleições judiciais no prazo de 180 dias.

jf/jpm/mb

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES