O Banco Central da Nicarágua (BCN) informou num comunicado que o desempenho da economia foi apoiado por políticas macroeconómicas adequadas.
Segundo o relatório de gestão de 2023 da entidade financeira desta nação centro-americana, o dinamismo foi impulsionado pela maioria das atividades nos diferentes setores económicos, com destaque para os setores primário e de serviços.
O documento referia-se ao crescimento do Produto Interno Bruto e acrescentava que este foi reforçado pelos fluxos externos, enquanto a inflação foi gradualmente reduzida devido a fatores estruturais e à transferência dos preços internacionais para os nacionais.
No que diz respeito à política monetária e cambial, o relatório especifica que o BCN garantiu condições adequadas para promover o crescimento económico e a intermediação financeira, e manteve inalterada a taxa de referência monetária (sete por cento).
Além disso, as reservas internacionais brutas aumentaram e a taxa de câmbio do córdoba face ao dólar norte-americano foi reduzida para um por cento ao ano a partir de fevereiro de 2023, indicador que foi reduzido a zero em janeiro deste ano.
mem/ybv / fav