Nos primeiros três meses de 2024, as vendas externas destes produtos agrícolas atingiram 1,25 bilhão de dólares, o que representou um aumento de 27 por cento em relação ao mesmo período do ano passado.
O volume recorde de exportações teve muito a ver com a crescente procura em alguns dos principais mercados importadores, incluindo China, Coreia do Sul, Estados Unidos, Tailândia e Japão.
Em particular, destacaram-se as vendas para a Tailândia, que com importações estimadas em 28,6 milhões de dólares no final de fevereiro registrou um crescimento homólogo de 125,9 por cento, quase duplicando assim a sua quota de mercado.
As exportações de frutas e vegetais vietnamitas para a China também apresentaram bom desempenho nos primeiros dois meses do corrente ano, atingindo um valor total de 501,4 milhões de moeda norte-americana, um aumento de 57,2 pontos percentuais em relação à mesma fase de 2023.
De acordo com as projeções do Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural do Vietnã, as vendas externas destes itens deverão subir este ano para um valor recorde entre 6,5 a 7,0 bilhões de dólares, o que equivaleria a um aumento homólogo. de 20 por cento.
Nesse sentido, o vice-ministro do setor, Phung Duc Tien, destacou há semanas que existem muitas oportunidades para que as exportações de frutas e vegetais possam ser promovidas em 2024.
Lembrou que Hanói e Beijing assinaram recentemente um protocolo para exportar oficialmente mais frutas vietnamitas para um mercado que tem potencial de 1,4 bilhão de consumidores.
Por outro lado, acrescentou, os Estados Unidos, o Japão e a União Europeia estão a abrir portas mais amplas a estes produtos agrícolas vietnamitas com base na sua excelente qualidade.
mem/mpm / fav