O Ministério do Desenvolvimento Social (Mides) anunciou que os beneficiários dos programas Uruguai Social e Plan Equidad, afetados pelas enchentes, verão a ajuda estatal triplicada.
A contribuição do governo é anunciada quando os municípios departamentais com maiores danos contabilizam as perdas e reclamações dos cidadãos.
Segundo a administração departamental da Flórida, ao norte desta capital, são necessários sete milhões de dólares para reparar as perdas e ajudar os afetados.
Além desses relatos, o Mides fará um registro caso a caso das famílias deslocadas pelas enchentes em Durazno, Colônia, Flórida e San José e informará o Monitor Integral de Riscos e Afetos do Sistema Nacional de Emergência.
“Assim que o cadastro for encerrado, as informações serão enviadas a Montevidéu e a recarga será feita o mais rápido possível”, disse o titular do Mides, Alejandro Sciarra.
Segundo o último relatório do Sistema Nacional de Emergência, até a tarde desta segunda-feira havia 5.582 pessoas deslocadas pelas enchentes em todo o país, distribuídas em Canelones, Flórida, Durazno e San José.
O governo nacional reunir-se-á na próxima semana para avaliar a forma de assistência aos diferentes departamentos afetados, muitos dos quais viram as suas estradas e redes eléctricas danificadas.
jf/ool / fav