24 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Poder Eleitoral da Venezuela rejeitou perguntas dos EUA

Poder Eleitoral da Venezuela rejeitou perguntas dos EUA

Caracas, 28 mar (Prensa Latina) O Conselho Nacional Eleitoral (CNE) da Venezuela rechaçou categoricamente nesta sexta-feira o que qualificou de insolentes e falsos questionamentos do Departamento de Estado norte-americano.

As declarações tinham o objetivo de “desacreditar uma das instituições mais sólidas da robusta democracia venezuelana”, um legado da doutrina democrática do padre libertador Simón Bolívar e na qual o eleitorado nacional depositou sua confiança nas últimas décadas, disse o CNE em um comunicado.

O CNE enfatizou que a democracia venezuelana se baseia em uma série de pilares “muito avançados”, incluindo seu sistema eleitoral, que nos últimos anos demonstrou os “mais altos padrões de profissionalismo e segurança”.

A nota contrastou com o sistema eleitoral dos EUA, que, segundo ela, é “obsoleto e ineficiente”, cedendo seus poderes a uma conhecida rede de televisão norte-americana, “incapaz de processar e emitir resultados precisos e confiáveis”, aceitos por todos os eleitores.

O CNE garantiu que a Venezuela realizará sua 31ª eleição nos últimos 25 anos em 28 de julho.

Os venezuelanos elegerão seu presidente entre um total de 13 candidatos registrados e indicados por 37 organizações e partidos políticos, o que considerou uma “demonstração fabulosa” da diversidade política e ideológica da oferta política no país.

O Poder Eleitoral observou que a nomeação foi concluída “com sucesso” e foi realizada pela “vontade própria” de cada uma das organizações políticas registradas.

Na quinta-feira, o Ministério das Relações Exteriores também rejeitou a declaração emitida pelo Departamento de Estado dos EUA no dia anterior e denunciou a “tentativa de Washington de ignorar e deslegitimar as próximas eleições presidenciais” em 28 de julho.

A nota destacou que, diante da solidez do sistema eleitoral venezuelano, comprovada em mais de 30 eleições desde 1998, a Casa Branca pretende “minimizar a participação de 37 forças políticas” em nível nacional, que englobam o amplo espectro ideológico existente na nação sul-americana.

A nota afirmou que 13 candidaturas presidenciais foram registradas no processo de nomeação, incluindo 12 identificadas como oposição.

lam/jcd

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES