O objetivo desta iniciativa é destacar diferentes facetas da vida e do legado da conceituada escritora, diplomata e pedagoga.
“Ela é uma mulher fundamental nos avanços na esfera cultural, política e social do nosso país, especialmente no que diz respeito à educação, gênero e arte”, disse a vice-reitora de Extensão e Comunicações da Universidade do Chile, Pilar Barba.
Este centro de ensino superior, em conjunto com o Museu de São Francisco e o Centro Gabriela Mistral (GAM), promovem a nova versão do passeio, que acontecerá nos dias 6 e 7 do próximo mês.
Nicole Valenzuela, responsável pela educação do museu, afirmou que desta vez o encontro terá como foco a infância da poetisa e os fatores que a levaram a ser uma defensora dos direitos da criança.
“Ela testemunhou as condições difíceis que as crianças do nosso país enfrentavam, como a pobreza, a falta de acesso à educação e a marginalização social”, acrescentou.
Enquanto isso, Felipe Mella, diretor executivo do GAM, lembrou que uma fotografia monumental de Gabriela, junto com a frase A humanidade ainda é algo que deve ser humanizado, está pendurada na fachada do centro.
O passeio inclui a Casa Central da Universidade e o Museu de São Francisco, onde é possível admirar peças históricas que ela doou ao povo chileno, como a medalha do Prêmio Nobel e o pergaminho, guardado pela ordem franciscana, da qual era seguidora.
Inclui também uma parada na entrada do Cerro Santa Lucía para contemplar a Homenagem da cidade de Santiago a Gabriela Mistral, obra realizada em 1970 pelo artista Fernando Daza.
As atividades serão encerradas no GAM, onde acontecerão leituras de suas obras, contação de histórias e artes cênicas gratuitas, informaram seus organizadores.
Lucila Godoy, conhecida como Gabriela Mistral, nasceu em 7 de abril de 1889 na comuna chilena de Vicuña e faleceu em Nova York em 10 de janeiro de 1957.
Suas obras incluem Desolación, Lagar, Poema de Chile, Poema a las Madres e Tala.
O Senado chileno debate a promulgação do dia 7 de abril como Dia Nacional de Gabriela Mistral, ideia que já foi aprovada na Câmara dos Deputados.
jf/car / fav