23 de December de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Reparar a ponte de Baltimore, a luta que vem no Congresso dos EUA

Reparar a ponte de Baltimore, a luta que vem no Congresso dos EUA

Washington, 29 mar (Prensa Latina) O orçamento para cobrir a reconstrução da ponte desmoronada de Baltimore promete hoje se tornar a batalha imediata no Congresso dos Estados Unidos.

Para os democratas, é lógico que a administração de Joe Biden assuma os gastos, mas os republicanos se opõem.

Na madrugada da última terça-feira, um navio porta-contentores de quase mil pés colidiu, depois de perder potência, com um dos pilares da ponte metálica Francis Scott Key, com 2,5km de extensão, provocando o colapso da estrutura.

Como resultado do acidente fatal, seis trabalhadores hispânicos que estavam fazendo reparos no momento da colisão e do colapso perderam a vida. Apenas dois dos corpos foram recuperados.

O próprio presidente Biden prometeu na terça-feira que o governo federal cobriria o enorme custo de reconstrução de Francis Scott Key, uma importante artéria que alimenta o porto de Baltimore, uma das rotas marítimas mais movimentadas do país.

A proposta do presidente, embora tenha recebido elogios de vários democratas, especialmente daqueles de Maryland que acreditam que o valor do porto transcende o estado, foi imediatamente rejeitada pelos republicanos.

Para os opositores políticos, aprovar outro item de despesa não é uma opção após recentes votações no Congresso que endossaram um enorme pacote para o resto do ano fiscal de 2024.

Os republicanos argumentam que os Estados Unidos simplesmente não podem dar-se ao luxo de acumular mais dinheiro na dívida nacional.

“A própria ideia de o governo federal pagar pela ponte de Baltimore é totalmente absurda!”, afirmou o deputado republicano Ralph Norman, citado pelo jornal The Hill.

Mas não são os únicos que tentam fazer frente ao presidente, pois alguns liberais também questionaram a ideia de Biden, acreditando que a culpa da tragédia recai sobre o dono do cargueiro e que, portanto, ele teria que assumir os custos da reparar.

A secretária do Tesouro, Janet Yellen, disse à MSNBC na quarta-feira que esperava que os pagamentos do seguro cobrissem parte dos custos de reconstrução da estrutura em colapso.

Como esperado, este debate será mais intenso quando os membros do Congresso regressarem a Washington em meados de Abril, após as longas férias da Páscoa.

É claro que ainda não está claro quanto custará a reparação da Chave Francis Scott, mas as estimativas colocam-no na ordem dos dois bilhões de dólares.

Biden afirmou logo após a tragédia que esperava apoio no Capitólio “A minha intenção é que o governo federal pague o custo total da reconstrução daquela ponte e espero que o Congresso apoie o meu esforço”, disse ele aos jornalistas na Casa Branca.

jha/dfm/ls

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES