Por Mariela Pérez Valenzuela
Os indígenas Taíno, habitantes da ilha mais tarde chamada de Hispaniola pelos conquistadores europeus, deixaram sua marca na atual culinária dominicana com seus condimentos, e também os escravos africanos, que sustentaram as colônias, com seus pratos exóticos e comidas desconhecidas. Os espanhóis também trouxeram os seus pratos tradicionais.
Dessa união das raízes que compõem esta terra surgiram receitas crioulas, sem perder suas essências originais e entre os alimentos mais utilizados na culinária nacional estão o arroz branco, o feijão (feijão vermelho ou pinto), o coco, a pimenta malagueta, a batata doce, mandioca, banana e abacate.
Existem vários pratos preferidos dos Quisqueyenses, mas alguns mantêm o cetro: o sancocho, derivado do ensopado espanhol; mangú, purê de banana verde preferido no café da manhã; e farinha de mandioca casabe, substituto do pão.
O arroz é muito especial. Serve de acompanhante, mas se destaca o chamado locrio, uma espécie de paella; o moro, com legumes e verduras; o asopao e, por fim, o chofan (versão arroz frito), com lugar merecido.
Os tostones (aqui conhecidos como verduras fritas) também são muito apreciados na gastronomia; frango – quase sempre guisado e temperado com orégãos -, yaniqueques, pastéis crocantes recheados com queijo, legumes ou carne e saladas verdes.
As sobremesas também são as preferidas dos comensais. Um prato único e típico dominicano durante a Semana Santa é o feijão doce. É feito com creme de feijão com leite, canela, cravo, passas e açúcar.
E o que os dominicanos preferem beber? Pois bem, entre as bebidas alcoólicas, o primeiro lugar é ocupado pelo rum, que quando combinado com ervas aromáticas, canela e mel se chama Mamajuana, mas também gostam de um líquido nutritivo que combina leite evaporado e suco de laranja, conhecido pelo peculiar nome de “Vivo sonhando”.
Há muitos outros pratos que você deve experimentar na República Dominicana, incluindo cabrito estufado, pastéis, mofongo (banana frita, amassada e misturada com pasta de alho e chicharrón) e quipes (versão do quibe libanês), feito com carne moída e trigo.
(Retirado do Orbe)
hb