No domingo, os moradores de Kalaburagi, no estado de Karnataka, experimentaram as altas temperaturas, confirmadas à agência de notícias ANI por Umesh, vice-comissário de desastres profissionais daquele distrito.
O especialista alertou a população para tomar medidas para enfrentar o calor vertiginoso dos próximos dias, especialmente se participarem dos comícios organizados pelos partidos políticos em suas campanhas eleitorais para as próximas eleições.
De acordo com a previsão do Departamento Meteorológico da Índia para a atual temporada de verão, são esperadas temperaturas máximas acima do normal na maior parte do país.
Um número maior de dias de ondas de calor será registrado em quase todos os territórios, com exceção do nordeste, do oeste do Himalaia, da península do sudoeste e da costa oeste, de acordo com a previsão.
Em 2023, a Índia registrou temperaturas extremamente altas e, de 2014 até o ano passado, testemunhou a década mais quente já registrada devido aos efeitos da mudança climática, segundo especialistas.
Da mesma forma, o país do sul da Ásia está sofrendo um aumento significativo da temperatura média de 0,15 graus Celsius por década desde 1950, de acordo com uma avaliação do Ministério de Ciências da Terra.
Os especialistas consideram que 23 estados, principalmente em regiões planas e costeiras, são mais vulneráveis ao impacto generalizado do calor, o que não significa que as áreas montanhosas estejam isentas.
jf/lrd/bm