Carlos Núñez, diretor do Fundo de Solidariedade para a Saúde (Fosalud), analisou em uma entrevista televisiva vários aspectos da situação que enfrenta o país e, por exemplo, disse, houve uma redução de 30 por cento nas doenças respiratórias.
A nível nacional, sublinhou, as unidades de saúde estão a avançar com a vacinação contra várias doenças respiratórias, o que garante a proteção da população.
Os bons resultados apresentados, disse, devem-se a acções como a vacinação que está a ser realizada nas unidades de saúde e casa a casa para prevenir diferentes doenças respiratórias.
No calendário de imunização de Salvador, o Ministério aplica, entre outras, doses contra a gripe, pneumococo 23 valente e Covid-19 para grupos vulneráveis e população em geral.
Com a aproximação do inverno (estação das chuvas), o funcionário disse que todo o sistema está preparado para prestar assistência à população em caso de problemas de saúde ou emergências.
Há poucos dias, a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) alertou que a região da América Latina e do Caribe enfrentaria a epidemia de dengue mais letal da sua história em 2024.
Como Ministério da Saúde, já estamos com os hospitais prontos, com novos tomógrafos, preparação tecnológica e vacinação. Dar o melhor para a população é o importante, como Fosalud já fizemos a primeira entrega de medicamentos porque sabemos que pode haver doenças respiratórias.
As estações do ano estão a ser vigiadas, salientou Núñez.
ro/lb/glmv