Nessa ocasião, a gasolina está programada para aumentar em 67 centavos de rand por litro, tanto para a gasolina sem chumbo de 93 octanas quanto para a gasolina sem chumbo de 95 octanas (quase quatro centavos de dólar).
Assim, um litro de gasolina de 95 octanas, que até hoje custava R24,45 por litro na província central de Gauteng, por exemplo, agora custará R25,12.
As oscilações do preço do diesel serão muito menores, insignificantes em média, o que pode ser visto como uma boa notícia, já que seu custo influencia diretamente a cadeia de suprimentos de bens e serviços e, se aumentar significativamente, desencadeia uma cascata inflacionária que vai contra o bolso dos consumidores.
De acordo com o Ministério, na primeira quarta-feira de cada mês, os preços internacionais do petróleo bruto são avaliados, bem como o valor da moeda nacional (o rand), para ajustar o preço da gasolina e do diesel para o mês seguinte.
De acordo com Robert Maake, porta-voz do Ministério, o aumento também é influenciado pelo fato de que tanto a gasolina quanto o diesel foram taxados a uma taxa fixa.
Há também um ajuste anual para os custos de transporte rodoviário e por dutos, e outro para as emissões de carbono.
lam/mv/bm