Para o economista, a coalizão governista desperdiçou dois anos inteiros de desenvolvimento econômico desde sua chegada ao poder. O governo anterior já tinha implementado as medidas erradas, mas o governo atual não leva a sério a situação crítica, declarou o líder do BDI.
Sobretudo o chanceler federal Olaf Scholz, o ministro da Fazenda Robert Habeck e o ministro da Fazenda Christian Lindner foram criticados pela associação do setor.
O crescimento está estagnado e a Alemanha está perdendo participação no mercado em comparação com outros países da UE, disse a agência de notícias ZDF.
Russwurm acredita que, com a continuidade da má situação econômica, muitas empresas e ramos inteiros da indústria deixarão a República Federal. Como exemplo concreto, ele se referiu à produção de amônia, informou a Süddeutsche Süddeutsche.
Em particular, os altos custos de energia que surgiram como resultado de um efeito bumerangue acentuado das sanções contra a Rússia estão complicando a situação para as empresas e a população, acreditam os especialistas.
O Ocidente aplicou mais de 17.800 medidas punitivas unilaterais contra a Rússia depois que seu presidente, Vladimir Putin, ordenou uma operação militar na Ucrânia para proteger a região de Donbas, que está se revoltando. A guerra econômica incluiu um boicote aos hidrocarbonetos russos.
No entanto, após dois anos, Berlim mantém seu confronto com Moscou e importa energia mais cara dos Estados Unidos, denunciou o partido Alliance Sahra Wagenknecht, citado pela ZDF.
ro/to/kt