Falando na Conferência de Pagamentos Digitais do país, Mihretu citou um relatório que revelou que, juntamente com o número de usuários de dinheiro móvel, os serviços bancários móveis e os cartões de crédito atingiram 90 milhões, 32 milhões e 42 milhões, respectivamente, nos últimos cinco anos.
Ele lembrou que o governo nacional está implementando a “Ethiopia Digital Strategy 2025”, que visa fornecer serviços digitais para os principais setores, incluindo agricultura, manufatura e turismo, com foco especial no setor privado.
Como parte dessa iniciativa, as transações monetárias e os pagamentos por meio de uma plataforma digital estão crescendo exponencialmente em toda a Etiópia, enfatizou.
Ele incentivou os participantes da conferência a participar ativamente das discussões, compartilhar conhecimentos, ideias e práticas recomendadas sobre oportunidades e desafios emergentes no sistema financeiro digital.
“Juntos, podemos aproveitar o poder transformador dos serviços financeiros digitais para construir um futuro mais inclusivo e próspero para todos os etíopes”, disse ele.
O evento foi organizado pelo National Bank of Ethiopia em colaboração com o provedor de infraestrutura de pagamento eletrônico EthSwitch, a Better than Cash Alliance e a Development Impact Capital.
O evento serviria como uma plataforma fundamental para a colaboração entre líderes dos setores público e privado e parceiros de desenvolvimento, de acordo com a Ethiopia News Agency.
mem/nmr/bm