22 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

OPAS promove o direito à saúde para todos, sem discriminação

OPAS promove o direito à saúde para todos, sem discriminação

Washington, 5 abr (Prensa Latina) A Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) reiterou nesta sexta-feira seu compromisso com o direito à saúde para todos, sem discriminação, um aspecto que 30% da população das Américas ainda não percebeu.

A mensagem chega às vésperas do Dia Mundial da Saúde, a ser celebrado em 7 de abril, que este ano tem como tema Minha Saúde, Meu Direito, procurando defender o direito de todas as pessoas, em todos os lugares, de ter acesso a serviços de saúde de qualidade, educação e informação. Também à água potável e ao saneamento, ao ar puro, à boa nutrição, à moradia de qualidade, a condições ambientais e de trabalho decentes, à proteção social adequada e à ausência de discriminação, entre outros.

No entanto, nas Américas, quase 30% da população tem necessidades de saúde não atendidas, uma situação que é exacerbada em países de baixa renda e nas comunidades mais pobres e vulneráveis.

Para avançar, o Dr. Jarbas Barbosa, diretor da OPAS, enfatizou a importância de abordar as desigualdades históricas que dificultam torná-lo realidade para toda a população e que foram exacerbadas pela pandemia de Covid-19.

“As condições socioeconômicas, como a pobreza e o acesso limitado a serviços básicos, expõem as pessoas a um maior risco de doença. Além disso, barreiras financeiras, geográficas e culturais dificultam o acesso de algumas populações aos cuidados de saúde”, explicou.

Nesse contexto, a agência recomenda a transformação dos sistemas de saúde, baseando-os na atenção primária, um modelo centrado nas pessoas e nas comunidades e focado na saúde e não na doença.

Além disso, ela pede que sejam abordados os determinantes sociais e ambientais que condicionam a saúde, o bem-estar e a equidade de indivíduos e comunidades por meio de ações intersetoriais.

Além disso, exige o aumento do investimento nesse setor para pelo menos 6% do produto interno bruto (PIB), investindo 30% desses recursos no primeiro nível de atendimento e eliminando os pagamentos do próprio bolso no ponto de atendimento.

Barbosa destacou que a OPAS continua progredindo na implementação de sua iniciativa para eliminar mais de 30 doenças infecciosas e promover ações contra doenças não transmissíveis, como câncer e diabetes.

“A saúde e o bem-estar são aspectos centrais de uma vida plena e não devem ser considerados um privilégio, mas a base sobre a qual a sociedade se desenvolve, cresce e prospera”, afirmou.

lam/lpn

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES