Os estoques de petróleo bruto ampliaram os ganhos na sexta-feira e estavam caminhando para uma segunda alta, apoiados por tensões geopolíticas no Oriente Médio, preocupações com o aperto da oferta e expectativas de crescimento da demanda com a melhora das economias.
O Brent, referência da Europa, subiu 36 centavos, 0,4%, para US$ 91,01 por barril, e o West Texas Intermediate (WTI) dos EUA subiu 20 centavos, 0,2%, para US$ 86,79. Ambos os índices de referência atingiram seu nível mais alto desde outubro.
Por essa razão, o Brent e o WTI devem ganhar mais de 4% pela segunda semana consecutiva nesta semana, depois que o Irã, o terceiro maior produtor da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP), prometeu retaliação contra Israel por um ataque que matou vários militares.
A OPEP e um grupo de aliados liderado pela Rússia, conhecido como OPEP+, mantiveram sua política de fornecimento de petróleo inalterada esta semana e pressionaram alguns países a aumentar o cumprimento dos cortes de produção.
mem/rfc/bm