Ao lado do integrante da Comissão Política e Secretário de Organização do Comitê Central do Partido Comunista de Cuba, Roberto Morales, o lider cubano visitou uma das unidades da Empresa Pecuaria Genética Valle del Perú, a qual registrou perdas de cerca de CUP$ 10 milhões.
Segundo o site da Presidência e do Governo de Cuba, o presidente falou com trabalhadores e gerentes sobre o processo de reestruturação e redução da força indireta, que está começando a reverter sua situação financeira.
Posteriormente, Díaz-Canel visitou a Biofábrica de Sementes do município, que produz sementes de batata, banana, estévia e mirtilo.
No local, o chefe de estado apreciou as inovações da biofábrica, que agora está sob o esquema de gerenciamento de micro, pequenas e médias empresas (MIPYMEs) do estado.
A mudança possibilitou atingir maior eficiência e aumentar a renda dos trabalhadores.
O presidente cubano também visitou a Fazenda Universitária El Guayabal, que pertence à Universidade Agrária de Havana, onde também está em andamento um processo de reestruturação que levará à criação de uma MIPYME estatal.
Os responsáveis pela fazenda propuseram estratégias para gerar mais produtos e recursos para transformar o local em um ponto de referência para o país na economia do conhecimento.
rgh/lld