Apresentado por seus líderes na sede da organização, o documento descreve algumas das ações planejadas pelo partido, caso vença as eleições para a Lok Sabha (Câmara Baixa do Parlamento), a serem realizadas em sete fases, de 19 a 1º de junho.
De acordo com relatos da mídia, o Congresso, como também é conhecido, promete um censo socioeconômico das castas em todo o país e subsequentes emendas constitucionais sobre a questão.
O manifesto do Congresso foi compilado após consultas em todo o país e sugestões por e-mail e em seu site, de acordo com o próprio partido.
Posteriormente, seu Comitê de Trabalho se reuniu em março para redigir o documento na presença do presidente do Congresso, Mallikarjun Kharge, e de outros líderes do Congresso, como Sonia Gandhi e Rahul Gandhi.
Rahul Gandhi apresentou sua candidatura para as eleições no estado de Kerala na quarta-feira, onde está disputando a cadeira parlamentar do distrito de Wayanad entre o candidato da Aliança Democrática Nacional (NDA) e presidente estadual do Partido Bahartiya Janata (BJP), K Surendran, e Annie Raja, do Partido Comunista da Índia (CPI).
Enquanto isso, a imprensa indiana lembrou que o partido governista BJP anunciou no final de março um comitê de 27 membros, chefiado pelo Ministro da Defesa Rajnath Singh, para preparar seu manifesto eleitoral, que ainda não foi divulgado.
mem/lrd/bm