23 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Rússia investiga envolvimento ucraniano no ataque em Moscou

Rússia investiga envolvimento ucraniano no ataque em Moscou

Moscou, 5 abr (Prensa Latina) O Comitê de Investigação da Federação Russa informou hoje que está verificando se organizações terroristas islâmicas e os serviços especiais ucranianos estão envolvidos na organização do ataque em Moscou.

“A aplicação de um conjunto de ações investigativas e medidas operacionais continua a verificar o envolvimento de representantes dos serviços especiais ucranianos e de organizações terroristas islâmicas internacionais na organização e financiamento do ataque”, indicou a agência no seu canal Telegram.

A entidade revelou ainda que a investigação conseguiu obter dados dos telemóveis dos acusados do ataque, apesar de os atacantes terem tentado destruir os dispositivos.

Os investigadores descobriram que a Prefeitura de Crocus foi atacada a mando de um supervisor que dirigia as ações dos terroristas.

“No dia 24 de fevereiro de 2024, ou seja, no aniversário do início da operação militar especial na Ucrânia, um dos cúmplices, sob a direção do supervisor, encontrou em sites da Internet e enviou-lhe screenshots de imagens das entradas para o edifício da Prefeitura de Crocus e as estradas de acesso a ele”, afirma o relatório.

Estes dados foram confirmados pelo arguido no seu depoimento, adiantou a organização russa.

“Imagens fotográficas de pessoas vestidas com uniforme camuflado com bandeira ucraniana sobre fundo de casas destruídas e um selo postal ucraniano com gesto obsceno foram encontradas no telefone do terrorista. Os dados especificados podem indicar uma conexão entre o ato terrorista cometido e o especial operação militar”, afirma a nota.

Em 22 de março, um comando de homens armados atirou em uma multidão reunida para um show de rock no Crocus City Hall, localizado a noroeste de Moscou, e incendiou o local. Segundo os últimos dados oficiais, o ataque terrorista deixou 144 mortos, incluindo seis crianças, e mais de 550 feridos.

Até agora, 19 suspeitos foram presos na Rússia, incluindo os quatro agressores que abriram fogo na Câmara Municipal de Crocus. Já foi concedida medida cautelar na forma de prisão preventiva a 10 deles.

Além disso, nove pessoas foram presas no Tajiquistão, suspeitas de terem ligações com os autores do ataque.

O presidente russo, Vladimir Putin, reconheceu que o ataque foi obra de islamitas radicais, mas assumiu que poderia ser um elo numa cadeia de operações levadas a cabo contra a Rússia desde 2014 “pelas mãos do regime neonazi em Kiev”.

Segundo o Serviço Federal de Segurança Russo, após o ataque os terroristas tentaram fugir em direção à fronteira entre a Rússia e a Ucrânia. No entanto, a Ucrânia negou categoricamente qualquer envolvimento no ataque.

jha/gfa/ls

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES