Falei com a chefe de Meio Ambiente e Recursos Naturais, María José Iturbide, para que ela soubesse do seu erro ao não medir o cuidado que queria dar à filha, usando recursos que não são para o caso, expressou o presidente através de seu perfil na rede social
“Eu disse-lhe que isto não pode voltar a acontecer em circunstância alguma”, disse o chefe de Estado, referindo-se à utilização de viaturas do ministério e de pessoal de segurança, que causou indignação depois de se tornar conhecida na internet.
Por sua vez, informei o Comissário Anticorrupção Santiago Palomo para que este caso oriente a elaboração do novo Código de Ética dos funcionários, descreveu o político de 65 anos.
Isto, acrescentou Arévalo, “para que erros de julgamento não tenham lugar nas ações das autoridades”.
Iturbide explicou anteriormente que porque a sua filha foi intimidada e perseguida por um motorista, ele lhe forneceu veículos do Ministério do Meio Ambiente.
“Como mãe, nesta situação, a minha reação foi proporcionar-lhe segurança temporária”, comentou.
Ela reconheceu que naquele momento houve um mau procedimento para solicitar a proteção da sua família, “porque a minha reação foi imediata”, indicou o responsável.
Estou ciente, acrescentou, dos riscos que o cargo acarreta quando se trabalha para proteger o meio ambiente e os recursos naturais do país.
A ministra pediu à agência do Interior que fizesse uma análise de risco e segurança para a sua família.
Manteve o seu compromisso de cuidar dos recursos naturais da nação e dos recursos financeiros da organização central que dirige.
Diante de tais argumentos, os usuários das plataformas digitais exigiram a demissão do proprietário.
Alguns consideraram que a proprietária abusou do seu poder e demonstrou que não está apta a gerir os bens do Estado.
Isso é corrupção simples e clara, não a embeleze, escreveu outra, enquanto alguns ordenavam que ela pagasse as necessidades da sua família com o dinheiro do seu salário.
A dupla presidencial deste território centro-americano de Arévalo e Karin Herrera tomou posse em 14 de janeiro até 2028 com múltiplos desafios e a promessa de uma nova primavera.
ro/znc/ml