No diálogo, ambas as partes reiteraram a sua dedicação ao reforço da cooperação bilateral em todas as esferas de interesse mútuo, segundo a Associated Press do Paquistão (APP).
Representantes de Islamabad e Washington também discutiram outras questões, como a melhoria dos laços comerciais e de investimento, as alterações climáticas, a agricultura e a segurança.
Dar e Blinken também analisaram questões de importância regional, como o massacre de Israel contra os palestinos, a insegurança no Mar Vermelho após o início do atual cerco de Tel Aviv a Gaza e os acontecimentos no Afeganistão.
Segundo a fonte, os dois responsáveis manifestaram a sua satisfação com o atual momento positivo nas relações bilaterais.
Numa carta recente ao primeiro-ministro Shehbaz Sharif, para o felicitar pela sua nova etapa à frente do Paquistão, o presidente norte-americano evidenciou o interesse dos Estados Unidos em continuar a aprofundar a sua presença no Sul da Ásia, aumentando, neste caso, os laços com Islamabade.
Além de prometer aumentar a cooperação em sectores como a energia, as alterações climáticas, a agricultura, a saúde e a educação, Biden enfatizou a importância da relação de longa data entre os dois países e das promessas de apoio para enfrentar os desafios globais e regionais.
ro/lrd/ml