O primeiro a entrar em campo na última terça-feira foi o Cobresal, vice-campeão da liga principal nacional, mas este ano ocupa a última posição da classificação com apenas dois pontos a seu favor, quando já foram disputadas seis datas.
Com esse recorde nas costas, os mineiros enfrentaram o Barcelona Sporting Club, do Equador, jogando em casa, no estádio Zorros del Desierto, na cidade de Calama, onde conquistaram um angustiante empate de um gol na última terça-feira.
Um dia depois foi a vez do atual campeão chileno, Huachipato, que pouco mostrou em campo e ficou em desvantagem a partir dos 42 minutos para o argentino Estudiantes de La Plata, que marcou por intermédio de Javier Correa.
A etapa complementar começou com o mesmo tom e os visitantes estiveram mais perto de aumentar a diferença do que os visitantes de empatar, mas a poucos minutos do fim Julián Brea fez um passe brilhante para Cris Martínez, que empatou a partida.
Até o Huachipato esteve prestes a conquistar a vitória, mas um chute forte de Gonzalo Montes acertou no canto superior direito do gol argentino.
Mais tarde naquele mesmo dia, o Colo Colo fez as honras no Estádio Monumental al Cerro Porteño, no Paraguai, onde derrotou por 1 a 0 e somou os primeiros três pontos no principal campeonato sul-americano em nível de clubes.
O Cacique não fez sua melhor apresentação e em alguns momentos pareceu opaco diante de um rival com mais ideias, mas no final venceu com uma jogada nos últimos segundos da partida, que terminou com protesto irado dos paraguaios contra o árbitro central .
Cerro Porteño alegou que pouco antes do placar foi marcado um lançamento lateral contra ele, quando a bola não havia saído completamente do campo de jogo.
Por fim, na quinta-feira o Palestino sofreu uma dolorosa derrota por 0 a 4 para o Bolívar, da Bolívia, que foi superior em todos os quesitos.
A segunda data do torneio começa na próxima terça-feira, quando os árabes visitam o Flamengo, no Brasil, o Cacique enfrenta o Fluminense e um dia depois o Huachipato enfrenta o Grêmio e o Cobresal enfrenta o São Paulo.
oda/car/eam/ml