Os nossos laços interparlamentares são de extraordinária importância, devido aos laços estreitos que unem os nossos povos e ao papel que podemos desempenhar na promoção da cooperação e dos laços interestatais, disse Lazo numa carta dirigida à presidenta do Conselho da Federação do Parlamento Russo, Valentina Matvienko.
Segundo informações publicadas no site da Assembleia Legislativa da ilha, a carta foi enviada na véspera em nome dos deputados cubanos por ocasião do aniversário de Matvienko.
Lazo destacou a brilhante carreira da líder da nação irmã da Eurásia e reconheceu o seu “enorme carinho e solidariedade” para com a maior das Antilhas.
Valentina Matvienko visitou Cuba em 2013, quando assinou um memorando de entendimento com a ANPP; e em 2019 participou das comemorações dos 500 anos de fundação da cidade de San Cristóbal de La Habana.
Em dezembro de 2022, o chefe do Parlamento cubano presenteou o seu homólogo russo com a Ordem da Solidariedade, durante a sua visita oficial a Moscou; condecoração aprovada pelo presidente da República de Cuba, por proposta do Instituto Cubano de Amizade com os Povos.
Na cerimônia, Lazo destacou ainda que o legislador russo é um pilar nas relações bilaterais entre ambos os parlamentos, apoia todos os anos os pronunciamentos do Conselho da Federação pelo fim do bloqueio dos EUA contra Cuba e apoia significativamente tudo o que possa favorecer as relações políticas, económicas, comercial, cultural e social entre as duas nações.
Valentina Matvienko também promove a necessidade de cooperação entre as regiões da Rússia e de Cuba, como novas vias de intercâmbio frutífero de grande interesse para ambas as partes.
oda/mpp/cm