Em uma cerimônia na sede do Poder Eleitoral, ao lado dos reitores da entidade, de alguns dos candidatos e de seus representantes, o presidente do CNE, Elvis Amoroso, explicou esse passo rumo às eleições e reiterou a validade da eficácia e da confiança do sistema eleitoral venezuelano.
Amoroso explicou que, em “estrita conformidade com o cronograma”, temos de escolher a posição dos indicados no instrumento de votação, visando escolher a posição que aparecerá na cédula de votação em 28 de julho. Ele destacou a participação na votação, a 31ª em 25 anos da Revolução, de 13 candidatos, 12 deles representando a oposição e o governante Nicolás Maduro, que foram registrados por 37 movimentos, organizações e partidos políticos.
Amoroso destacou que tanto os candidatos quanto as organizações políticas registradas no CNE cumpriram a constituição nacional e as leis do Poder Eleitoral.
Ele negou – como alegado por alguns meios de comunicação que “repetem as mentiras contadas por outros” – que tenha sido negada a qualquer pessoa a possibilidade de concorrer no processo e afirmou que qualquer pessoa que não cumpra a lei “não poderá participar”.
O presidente do Conselho Nacional destacou que na Venezuela “respeitamos profundamente” o que a lei estabelece.
Ele agradeceu aos aspirantes à presidência pelo interesse em participar desse processo eleitoral e desejou “boa sorte a todos os candidatos e partidos políticos” nesse festival eleitoral que começou com o processo de registro.
Amoroso anunciou a chegada ontem a Caracas de uma delegação da União Europeia (UE), uma instituição que, segundo ele, “tem sido permanentemente mal informada, assim como alguns meios de comunicação que contam mentiras contadas por outros”.
O vice-presidente do CNE, Carlos Quintero, revelou que o cronograma eleitoral está 27% concluído e outros 13% estão em andamento, o que representa cerca de 40%, enquanto 60% ainda precisam ser iniciados.
Ele enfatizou que esta é uma semana muito importante, na qual o registro eleitoral continua avançando em sua última etapa, e anunciou, sem mencioná-lo, que na quarta-feira será realizada uma atividade “muito importante” no cronograma eleitoral.
ro/jcd