Chapagain reconheceu a solidariedade de Cuba com outros povos do mundo, especialmente no setor de saúde pública, apesar da difícil situação econômica do país.
Ele enfatizou que sua visita oficial a Cuba ” visa tornar a cooperação mais eficaz e responder mais imediatamente a situações de desastre, bem como explorar oportunidades de conectividade digital”.
Segundo o Parlamento cubano, o chefe de Estado também se referiu à importância da solidariedade global para o benefício dos povos, além das diferenças políticas entre os Estados.
Nesse sentido, a vice-presidente do Legislativo comentou sobre os efeitos do bloqueio imposto pelos Estados Unidos a todos os setores da sociedade cubana, a aplicação das 243 medidas aplicadas pelo ex-presidente Donald Trump e a campanha para desacreditar os programas de cooperação médica de Cuba.
Mari Machado destacou o trabalho da FICV em nível global e da Cruz Vermelha cubana em face de acidentes ou eventos climáticos, ao mesmo tempo em que agradeceu à federação em nome de Cuba pelo apoio recebido em várias ocasiões.
“Temos a vontade de trocar experiências, não apenas no âmbito parlamentar, mas também sobre a concepção e as peculiaridades de nosso sistema de saúde”, enfatizou.
npg/mks