24 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Jorge Glas continua incomunicável, adverte defesa no Equador

Jorge Glas continua incomunicável, adverte defesa no Equador

Quito, 8 abr (Prensa Latina) De acordo com a defesa de Jorge Glas, o ex-vice-presidente do Equador continua incomunicável após a invasão da embaixada mexicana neste país, que culminou com a captura do ex-funcionário.

A advogada, Sonia Vera, reiterou que Jorge Glas é um homem inocente que foi perseguido e cujos direitos constitucionais foram violados.

Vera explicou que, no momento de sua prisão, Glas tinha recebido asilo diplomático do governo mexicano e foi espancado por agentes da lei equatorianos.

Solicitamos acesso ao nosso cliente, mas até o momento não obtivemos resposta”, disse Vera.

A advogada internacional do ex-vice-presidente também considerou que o principal fator para que o governo de Daniel Noboa tomasse “decisões tão imprudentes”, segundo ela, foi obter a aprovação da consulta popular em 21 de abril.

Enquanto isso, o advogado Andrés Villegas, membro da equipe de defesa de Glas, anunciou que esta manhã eles entraram com uma petição de Habeas Corpus no Tribunal Nacional de Justiça para declarar ilegal a detenção do ex-vice-presidente.

Segundo Villegas, o Tribunal Constitucional estabeleceu que a ilegalidade de uma detenção acontece quando ela é realizada em violação aos procedimentos estabelecidos na lei.

Portanto, a pergunta que a Corte deve fazer a si mesma nesse caso é se o procedimento de detenção de Glas respeitou a lei, enfatizou.

Nesse sentido, o advogado advertiu que a forma como o ex-funcionário foi detido violou o direito internacional, o direito internacional humanitário, o direito humano ao asilo previsto na Convenção Americana sobre Direitos Humanos e o Código Penal Integral (COIP) sobre a invasão de uma missão diplomática.

Também na segunda-feira, um grupo de cidadãos se reuniu em frente à Corte Nacional de Justiça para exigir a libertação de Glas, considerado um dos símbolos do “lawfare” no Equador, que recebeu temporariamente o benefício da pré-liberdade em 28 de novembro de 2022, após a unificação de duas sentenças de prisão de seis e oito anos; no entanto, a medida foi revogada.

No início deste ano, a justiça ordenou a prisão do ex-funcionário por suposto desvio de dinheiro no caso conhecido como Reconstrução de Manabí, que investiga supostos desvios de dinheiro em obras públicas após o terremoto de 2016.

ro/nta

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES