O centro, que conta com 46 programas avalizados pelo Conselho Nacional de Credenciamento, incluindo 24 de Excelência, e com mais de uma centena de projetos nacionais e internacionais, concentra-se no desenvolvimento industrial, agroalimentar e das ciências sociais, incluindo os últimos avanços tecnológicos como a inteligência artificial (IA).
Justamente, a UC foi fundamental para a inauguração, em 2023, do Instituto de Inteligência Artificial de Hebei, na China, onde foi crucial a colaboração com a Universidade Central de Las Villas e a gestão de Yaité Caballero, diretor do Escritório de Relações Internacionais da UC.
Para promover setores estratégicos, o sistema de Centros Universitários Municipais, extensões da própria Universidade de Camagüey, oferece cursos importantes, como Turismo e Engenharia.
Um dos mais importantes deles fica em Nuevitas, uma cidade no norte da província, com a maior infraestrutura de manufatura e onde fica a Usina Termoelétrica 10 de Octubre, além de um dos terminais portuários mais importantes do país.
Em uma coletiva de imprensa, o reitor da UC, Santiago Lajes, reconheceu que o próprio processo de credenciamento “facilita o aval para comercializar diversos produtos e a entrada de novas divisas no país”.
Para isso, a extensão de cartas de intenção e acordos também alcançou suas contrapartidas por meio de projetos com instituições da França, China, Equador, República Dominicana, México e até mesmo dos Estados Unidos.
ro/fam