Como todos os anos, Cuba ofereceu a possibilidade a um estudante do país do sul da Ásia estudar medicina em universidades cubanas, destacou em nota a missão diplomática de Havana em Colombo.
H. G. A. Caldera, secretário adjunto do Ministério da Educação, também participou do processo seletivo; Vice-Presidente da Comissão de Bolsas Universitárias, Professora Chandana P. Udawate; Chiththadhamma Rathnamudali, presidente da Associação de Graduados do Sri Lanka em Cuba, e Maribel Duarte, primeira secretária da embaixada cubana, entre outros, disse a fonte diplomática.
Também estiveram presentes vários jovens interessados na opção educativa que o governo cubano oferece ao Sri Lanka no âmbito da cooperação entre as duas nações.
Atualmente, cinco jovens cingaleses estão matriculados na Escola Latino-Americana de Medicina, universidade que faz parte do Programa Integral de Saúde de Cuba e acolhe estudantes de países da América, África, Ásia e Oceania, lembrou a fonte diplomática.
O Sri Lanka tem mais de 100 graduados de instituições cubanas em carreiras relacionadas à computação, esportes, engenharia, medicina e outras.
lam/lrd/ls