23 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Agentes econômicos atentos ao efeito do corte da taxa de juros do BCU

Agentes econômicos atentos ao efeito do corte da taxa de juros do BCU

Montevidéu, 11 abr (Prensa Latina) Os atores econômicos estão hoje atentos aos sinais do mercado cambial, depois que o Banco Central do Uruguai (BCU) reduziu a taxa de juros em 50 pontos básicos, para 8,5 por cento.

O BCU cumpriu a previsão do presidente Luis Lacalle Pou aos empresários de que o governo enviaria um gesto forte esta semana para combater o atraso na taxa de câmbio, em meio a críticas do setor agroexportador.

Foi o maior movimento na taxa de juros desde outubro de 2023.

O Comitê de Política Monetária (Copom) destacou o declínio sustentado da inflação, que está em 3,80% ao ano e permanece dentro da faixa da meta nos últimos 10 meses, e em seu nível mais baixo desde agosto de 2005.

Por outro lado, as autoridades do BCU apontaram que a inflação continua a cair lentamente e lembraram que o Federal Reserve (Fed) manteve a taxa de juros em suspenso e espera-se que o órgão faça menos cortes do que o previsto.

No período que antecedeu a decisão do Copom, o diretor do Observatório Econômico da Universidade Católica do Uruguai, Javier De Haedo, disse que um corte de 0,5% “seria bom”, compartilhando dados sobre a taxa de câmbio real e falando de “uma defasagem forte e generalizada da taxa de câmbio”.

Os sindicatos agrícolas e industriais concordam que o peso está supervalorizado em relação ao dólar, uma política que o governo defende para conter a inflação.

mem/ool/bm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES