O diplomata, que foi o principal representante do gigante asiático em Cuba, Argentina e Equador, disse que estava feliz “por ver um novo capítulo de desenvolvimento nos vínculos entre as duas regiões”.
Seu último livro é uma compilação de artigos curtos e fáceis de ler que transmitem suas reflexões relacionadas a anos de prática nas relações exteriores da China com as nações da América Latina e do Caribe.
Durante a apresentação desse trabalho, o cientista e presidente da empresa chinesa Sunresin, Gao Yuejing, elogiou as contribuições do proeminente diplomata e suas contribuições para a amizade bilateral, apesar da distância geográfica.
Ele disse que sua empresa é um exemplo de como o conhecimento sobre a América Latina e suas maravilhas se torna mais concreto e permite uma maior cooperação com os clientes da região.
O lançamento do livro também permitiu que os embaixadores, o corpo diplomático acreditado aqui, chineses e latino-americanos prestassem homenagem à vida e ao trabalho de Xu Yicong.
O diplomata atuou como vice-diretor geral dos departamentos da América Latina e Caribe e das Américas e Oceania do Ministério das Relações Exteriores da China.
Foi diretor geral da Editorial World Affairs e recebeu vários prêmios por seu trabalho, incluindo a Grã-Cruz da Ordem do Equador (1993), a Ordem da Amizade de Cuba (1995) e a Grã-Cruz da Ordem do Mérito da Argentina (2000).
As relações entre a China e a América Latina têm se consolidado ao longo dos anos graças aos princípios de benefício mútuo, coexistência pacífica, não interferência em assuntos internos, solidariedade e não coerção que Beijing promove como parte da cooperação Sul-Sul.
Em 2023, o comércio entre as duas regiões atingiu 489,4 bilhões de dólares e a China é atualmente o principal parceiro comercial de nações como Brasil, Chile, Peru e Uruguai.
Além disso, vários países latino-americanos exportam seus produtos para o gigante asiático, enquanto Beijing está consolidando sua posição como a terceira maior fonte de investimentos na região, de acordo com dados oficiais.
mem/idm/bm