Como na edição anterior, a pequena nação centro-americana está participando do principal intercâmbio turístico vietnamita com um estande que promove, em particular, sua variada oferta de praias adequadas para o surfe, a Rota das Flores e o Anel de Fogo formado pelos 177 vulcões que atravessam o país de leste a oeste.
A possibilidade de viajar para Cuba, por sua vez, é oferecida aqui pela Panamerican Travel por meio de um pacote multidestino que convida o viajante a experimentar uma estadia compartilhada entre Montreal, Miami e Havana com todos os sentidos.
Em sua 13ª edição, a VITM Hanoi 2024 tem mais de 700 participantes representando 55 províncias e cidades vietnamitas e 16 países e territórios, superando qualquer outra participação registrada antes do flagelo da pandemia de Covid-19.
Isso foi destacado em seu discurso de abertura pelo vice-ministro da Cultura, Esportes e Turismo, Mo An Phong, que saudou os resultados da chamada indústria sem fumaça no primeiro trimestre deste ano, quando 4,6 milhões de visitantes estrangeiros vieram ao Vietnã, um aumento de 78,6% em relação ao mesmo período de 2023.
No mesmo período, disse ele, o número de turistas domésticos aumentou para quase 30 milhões, mostrando que o turismo vietnamita vem se recuperando rapidamente e crescendo com a expansão de seus mercados de origem e a oferta de novos produtos.
An Phong destacou o fato de que a VITM 2024 se concentrará no tema Turismo no Vietnã – Transição Verde para o Desenvolvimento Sustentável, que está em total correspondência com o objetivo da nação de avançar em direção à meta de zero emissões líquidas de carbono até 2050.
O vice-ministro também chamou a atenção para o fato de que ainda há dificuldades com a infraestrutura, a conexão entre locais e a implementação de programas de promoção nacional devido à falta de coordenação entre as partes, de modo que “a competitividade do Vietnã não é tão alta quanto o esperado”.
De acordo com os organizadores do intercâmbio turístico, que se estenderá até 14 de abril, cerca de 3.500 empresas vietnamitas e internacionais devem vir trabalhar no recinto da feira e cerca de 80.000 visitantes nacionais e estrangeiros também devem vir comprar produtos, muitas vezes a preços promocionais.
jf/mpm/mb