A porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Mao Ning, confirmou que o presidente Xi Jinping e o primeiro-ministro Li Qiang receberão separadamente o chefe do governo alemão.
Também enfatizou que, por mais de meio século de relações diplomáticas, os dois países mantiveram um alto nível de desenvolvimento, com intercâmbios frequentes e aprofundamento constante da cooperação pragmática.
“A China sempre foi uma parceira importante para a Alemanha na busca de benefícios mútuos, apoiando o papel de destaque da Alemanha na Europa e no mundo”, disse ela.
De acordo com o porta-voz, os benefícios dessa cooperação bilateral também contribuíram para a estabilidade dos laços entre o gigante asiático e a Europa.
“A China está pronta para usar essa visita como uma oportunidade para fortalecer o entendimento mútuo, aprofundar a cooperação pragmática e promover o desenvolvimento das relações com base nos princípios de respeito, igualdade, benefício mútuo e resolução de diferenças por meio do diálogo”, disse Mao.
Lembrou que este ano marca o décimo aniversário da parceria estratégica abrangente entre os dois países.
O chanceler alemão chegará amanhã para iniciar sua segunda visita a Beijing desde que assumiu o cargo.
Na segunda-feira, 15, Scholz visitará a cidade de Xangai, no centro-leste do país, onde uma empresa alemã de plásticos está trabalhando em tecnologias verdes e sustentáveis.
A chanceler viajará sozinha, mas participarão das conversações em Beijing o ministro da Agricultura, Cem Ã-zdemir, a ministra do Meio Ambiente, Steffi Lemke, e o ministro dos Transportes e Mídia Digital, Volker Wissing, de acordo com o porta-voz do governo alemão.
mem/idm/bm