5 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Haiti corre perigo de hiperinflação econômica

Haiti corre perigo de hiperinflação econômica

Porto Príncipe, 12 abr (Prensa Latina) A crise humanitária que vive hoje o Haiti pode se aprofundar nos próximos dias, quando o país caribenho começar a enfrentar os efeitos da hiperinflação econômica.

O Instituto de Estatística e Informática explicou que muitos setores que estimulam a economia mal estão funcionando, inclusive o porto e o aeroporto fechados trazem consigo uma desaceleração das atividades comerciais, especialmente as importações e exportações.

Em seu relatório – divulgado para a mídia local – a instituição afirma que, para reverter essa situação, é vital atingir a estabilidade política, acabar com a violência das gangues e desbloquear as principais estradas nacionais para o transporte de mercadorias e o movimento de pessoas.

Mais cedo, o acadêmico haitiano Enomy Germain garantiu que a economia do país terá o sexto ano consecutivo de crescimento negativo, devido à violência que assola a nação antilhana.

A insegurança está causando o bloqueio sistemático das atividades comerciais na nação antilhana, disse o ex-professor do Centro de Técnicas de Planejamento e Economia Aplicada, citado pelo jornal digital Haiti Libre.

Sua afirmação é apoiada pela tese do referido instituto, que explicou que a contração vivida pelo Haiti em 2023 prejudicará o desenvolvimento econômico do país.

A nação antilhana começou 2024 com um Produto Interno Bruto (PIB) negativo de 1,9%.

“A economia haitiana, como esperado, não foi capaz de retomar o crescimento durante o ano fiscal de 2022-2023, afundando ainda mais na recessão pelo quinto ano consecutivo”, disse a instituição.

Os principais desafios continuam sendo a inflação, os problemas com o fornecimento e a distribuição de produtos petrolíferos e a depreciação da moeda nacional, combinados com um clima persistente de insegurança.

Tudo isso prejudica a implementação de programas e projetos que deveriam ser desenvolvidos para atingir os objetivos de crescimento e redução da pobreza.

Outro problema que prejudica a economia haitiana é o declínio do investimento privado e o ritmo lento de implementação do Programa de Investimento Público, que estão impedindo que eles sejam catalisadores do crescimento.

As exportações, que representam uma média de 40% do PIB, caíram cerca de 21,6% nos primeiros cinco meses do ano passado.

Além disso, o desempenho econômico do Haiti é influenciado por fenômenos naturais resultantes da mudança climática.

lam/joe

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES