Fontes oficiais confirmaram que, em Campo Grande, capital da divisão territorial, Lula visitará o frigorífico da empresa JBS para acompanhar o primeiro embarque de carnes para a China provenientes de plantas recentemente autorizadas a exportar para o país asiático.
A instalação é uma das 38 habilitadas pela China. Entre eles, são 24 para processamento de bovinos, oito para frangos, além de um para termoprocessamento e cinco armazéns.
Antes da lista recente, a gigante sul-americana tinha 106 fábricas habilitadas para a China, sendo 47 aves, 41 bovinos e 17 suínos.
Durante evento no Palácio do Planalto, sede do Poder Executivo em Brasília, o presidente manifestou na véspera satisfação com a abertura da nação asiática.
Segundo a assessoria de imprensa da JBS, a cerimônia terá embarque simulado para a China. Um contêiner se abrirá e receberá a carne da geladeira como se ela estivesse sendo enviada para a viagem.
Também foi revelado que Lula deve aproveitar a ocasião na região para anunciar oficialmente o apoio à deputada Camila Jara, do PT, à sua candidatura a prefeita de Campo Grande.
“A vinda do presidente Lula, que apoia o nome de Camila Jara na disputa eleitoral, tem o objetivo de analisar a situação local e discutir a sucessão na Capital”, anunciou Jara em nota.
Desde 2 de abril que o chefe de Estado tem feito uma série de deslocações fora desta capital para fazer, principalmente, entregas e anúncios de obras em diversos territórios.
Tal iniciativa ganhou mais força depois que as pesquisas revelaram uma queda na popularidade do fundador do Partido dos Trabalhadores.
Apesar do foco na reputação, Lula não pretende abandonar agendas fora do Brasil e deve fazer uma rodada de visitas a países sul-americanos neste semestre.
A previsão é que passe pela Colômbia na próxima semana. Em maio, o plano é desembarcar no Chile.
Fora do subcontinente, o líder progressista deve participar em junho na Itália como convidado do G7, grupo dos países mais industrializados do mundo, formado por Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Itália, Japão e Estados Unidos. Reino.
rgh/ocs/ls