A recuperação de fevereiro deveu-se a um aumento de 0,1% no setor de serviços e de 1,1% na área industrial, mas o setor de construção registrou uma queda de 1,9%.
Isso ocorre depois que o ONS confirmou em fevereiro que a economia do Reino Unido entrou em uma recessão técnica no final de 2023, após os dois últimos trimestres de contração.
Liz McKeown, chefe de estatísticas do ONS, disse que a economia cresceu ligeiramente em fevereiro, com um aumento generalizado em toda a indústria, especialmente no setor automotivo.
Acrescentou que os serviços também cresceram um pouco, o transporte público, o transporte e as telecomunicações tiveram meses fortes, embora tenha havido quedas notáveis na construção, já que o tempo úmido prejudicou muitos projetos.
Enquanto isso, o Ministro das Finanças do Reino Unido, Jeremy Hunt, disse que esses números são um bom sinal de que a economia está se recuperando e que eles podem aproveitar esse progresso se mantiverem o plano.
Por sua vez, o Banco da Inglaterra está mantendo as taxas em níveis elevados – 5,25% – como forma de controlar a inflação, que caiu para 3,4% nos 12 meses até fevereiro, de 4% em janeiro deste ano (o banco espera que a inflação caia para sua meta de 2% em alguns meses).
mem/rfc/bm