O doutor em Ciências Geográficas Efrén Jaimez, pesquisador assistente do IGA, disse ao jornal Granma que os casos confirmados são dos tipos lithite, siderolite, chondrite l6 e chondrite l5.
São meteoritos que caíram nas cidades cubanas de Las Canas (1844), Bacuranao (1974), Santa Isabel de las Lajas (1994), Viñales (2019) e Ramón de las Yaguas (2021).
O especialista especificou que a aplicação de difratogramas de raios X e testes de espectrometria de fluorescência de raios X descartou a possibilidade de que os objetos encontrados em Boyeros (1996), Balcón de La Lisa e Güira de Melena (2001) fossem meteoritos. Embora existam alguns elementos em comum entre os condritos comuns de Viñales e Ramón de las Yaguas, os pesquisadores consideram que não há relação direta entre eles em termos de origem, pois são provenientes de diferentes asteroides pequenos do Sistema Solar.
Segundo Jaimez, embora a origem cósmica de três objetos diferentes encontrados em 1938 em Mango Jobo pareça duvidosa, é necessário fazer novos testes químicos de laboratório para confirmar sua natureza.
oda/abm