O texto acrescenta que, em 2023, o comércio bilateral ultrapassou os 66 milhões de dólares, o que representou um aumento de 26 por cento face ao ano anterior.
Acrescenta que existe o compromisso de trabalhar para manter esta tendência e assim contribuir para a prosperidade de ambas as cidades.
A recente visita oficial à Bolívia do Ministro Britânico do Comércio Exterior, Lord Offord of Garvel CVO, aponta nesta direção, com o objetivo de fortalecer as relações comerciais e explorar novas oportunidades de trabalho conjunto em agricultura sustentável, transição energética, educação e desenvolvimento de tecnologia para inclusão financeira.
Segundo o documento, durante a estadia na Bolívia, nos dias 10 e 11 de abril, daquela autoridade, os exportadores bolivianos foram informados sobre os benefícios do esquema comercial para os países em desenvolvimento.
Este esquema estabelece a eliminação ou redução significativa de tarifas para os produtos bolivianos que entram no mercado britânico, além de simplificar procedimentos e outras exigências comerciais.
Durante sua visita a Santa Cruz, o ministro inaugurou as operações da Câmara Britânica de Comércio na Bolívia, em colaboração com o Departamento de Indústria e Comércio desse departamento, evento que cria um marco neste âmbito entre os dois países. A legação diplomática destaca que Lord Offord assistiu à assinatura de um contrato entre a Bolpegas SRL (representante do britânico UK SOL) e o frigorífico BFC SA, que prevê o fornecimento de mais de 4.500 painéis solares para a construção do maior parque solar privado na Bolívia e inclui o início das operações da empresa escocesa especializada em genética animal Dyneval em parceria com a Agronegocios.
Segundo a fonte, foram realizadas reuniões importantes para discutir futuras áreas de cooperação com a Federação de Empresários Privados de Santa Cruz, a Câmara Boliviana de Fintech e a Agropecuaria del Oriente.
Ao chegar a La Paz, Offord foi recebido pelo vice-presidente da Bolívia, David Choquehuanca, e pela ministra das Relações Exteriores, Celinda Sosa, com quem avaliou aspectos do relacionamento bilateral, com ênfase no desenvolvimento sustentável.
Da mesma forma, reuniu-se com o vice-chefe de Planejamento de Desenvolvimento Energético, Carlos Echazú, e com o chefe interino de Energias Alternativas, Ronald Veizaga.
Posteriormente, as conversações com Manuel Eudal Tejerina, Vice-Ministro da Educação Regular, lançaram as bases para consolidar programas de cooperação na transição energética e fortalecer o sistema educacional na Bolívia.
mem/jpm/hb