Em comunicado, o Ministério dos Negócios Estrangeiros indiano, em nome do seu governo, apelou também ao exercício da moderação e do distanciamento da violência, uma vez que a situação atual representa uma ameaça à paz e segurança da região.
O Ministério das Relações Exteriores garantiu que Nova Deli está a acompanhar de perto a evolução da situação e que as suas embaixadas nos países da região estão em contato estreito com a comunidade indiana.
É vital que a segurança e a estabilidade sejam mantidas na região, reiterou.
A Índia emitiu o comunicado pelo ataque com centenas de drones e mísseis do Irã a bases militares em territórios israelenses, segundo nota oficial de Teerã.
O Ministério dos Negócios Estrangeiros do Irão reiterou que a ação resultou da sua determinação em defender vigorosamente a soberania, a integridade territorial e os interesses nacionais contra qualquer uso ilícito de força e agressão.
O Ministério dos Negócios Estrangeiros iraniano sublinhou que os ataques de 14 de abril foram uma resposta às repetidas agressões israelenses, em particular o bombardeamento da missão diplomática do país na Síria, no dia 1 deste mês, que causou a morte de conselheiros militares.
Ele explicou ainda que isso ocorre num momento em que a campanha genocida de Tel Aviv contra o povo palestino é acompanhada por repetidas agressões militares contra estados vizinhos e atiçando as chamas em toda a região e além dela.
Reiterou que, se necessário, a República Islâmica não hesitará em tomar novas medidas defensivas para proteger os seus legítimos interesses contra qualquer ação militar agressiva e uso ilegal da força.
mem/lrd/hb