A principal atração oferecida ao público em geral pela maior bolsa de turismo do país indochinês foi a oferta de mais de 10.000 passeios e produtos promocionais de viagem cujas vendas, de acordo com estimativas preliminares, ultrapassaram sete milhões de dólares.
Vietnam Tourism: Green Transition for Sustainable Development (Turismo no Vietnã: transição verde para o desenvolvimento sustentável) foi o tema escolhido desta vez pelos organizadores do evento, que ocorreu de 11 a 14 de abril e contou com a participação de cerca de 700 expositores nacionais e estrangeiros.
Na abertura da VITM Hanoi 2024, o vice-ministro da Cultura, Esportes e Turismo do Vietnã, Mo An Phong, elogiou o desempenho do chamado setor sem fumaça no primeiro trimestre deste ano, quando 4,6 milhões de visitantes estrangeiros vieram ao país, um aumento de 78,6% em relação a 2023.
No mesmo período, ele destacou, o número de turistas domésticos aumentou para quase 30 milhões, o que mostra que esse setor vem se recuperando rapidamente e está crescendo com a expansão de seus mercados de origem e a oferta de novos produtos.
An Phong destacou o fato de que a VITM 2024 se concentraria na transição verde para o desenvolvimento sustentável, um tema que está totalmente alinhado com o objetivo da nação de avançar em direção à meta de zero emissões líquidas de carbono até 2050.
O vice-ministro também chamou a atenção para o fato de que ainda há dificuldades com infraestrutura, conexão entre locais e implementação de programas de promoção nacional devido à falta de coordenação entre as partes, de modo que “a competitividade do Vietnã não é tão alta quanto o esperado”.
jf/mpm/bm