O Exército dos EUA recebeu a comandante na rampa militar da Força Aérea, o que, de acordo com uma mensagem na rede social X, fornece as boas relações e a aliança estratégica.
Um usuário da Internet criticou o anúncio, perguntando se o povo da nação do norte está agora dando ordens à gloriosa força armada que defende a soberania do país.
Os analistas advertiram que o intervencionismo com objetivos geopolíticos explícitos e políticas neoliberais não produzirão as transformações estruturais necessárias nesse território centro-americano.
Richardson faz sua primeira visita à Guatemala, cuja agenda também inclui encontros com o ministro da Defesa, o general de brigada Henry David Sáenz, e outras autoridades.
Segundo informações locais, as conversas se concentrarão na parceria de segurança bilateral de longa data, bem como nos esforços de colaboração para enfrentar as ameaças à segurança, os desafios de interesse mútuo, o combate às organizações criminosas transnacionais, a preparação para desastres, a segurança cibernética, a promoção do respeito aos direitos humanos e a maior integração das mulheres nas missões de segurança, paz e defesa.
Segundo relatos, os Estados Unidos sediarão a Conferência de Segurança da América Central deste ano, um fórum para a troca entre personalidades de defesa e segurança pública das Américas e da Europa.
O fórum contará com sessões plenárias sobre proteção de infraestrutura crítica no domínio cibernético, mudança climática, segurança ambiental e direitos humanos.
ro/znc