23 de February de 2025

NOTICIAS

Governo libanês reitera necessidade de eleições presidenciais

Governo libanês reitera necessidade de eleições presidenciais

Beirute, 15 abr (Prensa Latina) O primeiro-ministro interino, Najib Mikati, reiterou hoje a necessidade de acelerar a eleição do presidente no Líbano e completar o ciclo institucional, à luz de mais de um ano de vácuo de poder.

Numa reunião ministerial consultiva, o chefe do governo libanês enfatizou a urgência de romper o impasse que afeta todas as instituições do Estado e preservar a estabilidade do país.

Na presença de vários titulares de pastas, Mikati sublinhou a responsabilidade nacional e social do gabinete interino; e nesse sentido expressou: “Não buscamos o luxo político e não temos paixão pelo poder”.

Na sua avaliação, o Líbano deve ter uma posição unificada perante a comunidade internacional sobre a questão dos refugiados sírios e o seu impacto em todos os aspectos da realidade nacional, econômica, social, de segurança e de soberania.

Segundo a mais alta figura do Executivo, o Líbano passou esta semana por acontecimentos de segurança, que poderiam ter tido consequências mais graves se não fossem os esforços do exército e das forças de segurança, a seriedade das investigações, a sabedoria dos líderes e referências, bem como apelos à moderação, prudência e consciência.

Em meio ao aumento dos crimes cometidos por alguns dos refugiados, Mikati sublinhou a importância de abordar esta situação com firmeza pelas agências de segurança e de tomar medidas para prevenir qualquer ato criminoso e evitar comportamentos inaceitáveis ​​para com os irmãos sírios que estão legalmente presentes e os deslocados.

A este respeito, pediu ao Ministro do Interior que aplicasse estritamente as leis libanesas com todos os refugiados e que fosse firme com os casos que violam estes regulamentos.

Neste contexto, a autoridade governamental apelou a não esquecer o que está a acontecer no sul com a agressão israelita e a queda de mártires e feridos, a destruição e devastação, e o incêndio de terras.

Mikati reafirmou a rejeição aos ataques israelenses e à violação da soberania nacional pelas forças da entidade ocupante.

Neste momento, comentou a apresentação de diversas queixas ao Conselho de Segurança das Nações Unidas e exigiu que a comunidade internacional esteja alerta e ponha fim às tentativas de Israel de arrastar a região para a guerra.

Ao mesmo tempo, o Primeiro-Ministro libanês acrescentou que os contatos diplomáticos estão a fazer todo o possível para pressionar o governo de Tel Aviv a parar a sua agressão e evitar a escalada de confrontos. A reunião ministerial respondeu ao apelo do chefe de gabinete para discutir o cenário de segurança interna e no sul, particularmente após os persistentes bombardeamentos israelitas; além de abordar a questão dos deslocados e a situação do abastecimento no país.

mem/yma/ls

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES