Durante um encontro na capital com o vice-primeiro-ministro vietnamita Tran Luu Quang, Bruno Rodríguez destacou a constante colaboração entre ambos os Estados “na batalha comum pela independência, a soberania nacional, a paz e o desenvolvimento”.
Ele também enfatizou que a cooperação, além da solidariedade, é efetiva, e considerou “um marco no desenvolvimento dos laços bilaterais” a visita de Luu Quang, que chegou no domingo ao nosso território em uma visita oficial.
Para os cubanos, enfatizou, o legado do Comandante-em-Chefe Fidel Castro e da geração de continuidade liderada pelo primeiro secretário do Partido Comunista e presidente, Miguel Díaz-Canel, de que nosso grande relacionamento é extraordinário, ainda está vivo.
Continuamos fiéis ao pensamento de Fidel de que, pelo Vietnã, estamos prontos para dar até o nosso sangue. É assim que nossos filhos crescem e são educados, e sei que essa é uma tradição profundamente popular entre o povo vietnamita também, disse ele.
Essa é uma ocasião singular, ressaltou ele, porque a visita acontece no contexto de nossa comemoração da declaração, em 1961, do caráter socialista da Revolução Cubana, e não há melhor maneira de fazer isso do que com nossos camaradas vietnamitas.
Por sua vez, o vice-primeiro-ministro vietnamita disse que seu povo e seu governo entendem a complexa situação em Cuba e estão dispostos a promover investimentos e projetos para ajudar na recuperação econômica em Cuba.
jha/raj