Em uma reportagem do jornal El Mundo, El Salvador citou Hayem dizendo que nos últimos três anos o país ultrapassou a marca de 2,1% de crescimento econômico.
Fechamos o ano de 2023 com números econômicos muito positivos”, disse Hayen. No início deste ano, foi confirmado qual era o crescimento econômico, e a boa notícia é que chegamos a 3,5%. Estamos vendo mais produção, indústrias em expansão.
Estamos implementando diferentes iniciativas para garantir que continuemos nesse caminho de crescimento com bases sólidas, algo que os observadores dizem estar de acordo com as promessas do governo de impulsionar a decolagem econômica durante o mandato do presidente Nayib Bukele, que começa em 1º de junho deste ano.
Segundo o jornal, nos últimos três anos, Hayem destacou a flexibilização da burocracia, algo que o atual governo implementou para tornar o país atraente para empresas e investidores, impulsionando assim a economia nacional.
Quando analisamos quais eram essas barreiras ao crescimento econômico, a insegurança era a variável número um. O outro grande desafio era a burocracia e, a partir do Ministério da Economia, assumimos a tarefa de liderar um esforço trabalhando com 10 instituições governamentais para, primeiro, fazer um inventário; depois, passamos para a digitalização, afirmou Hayem.
jha/lb