23 de December de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

CARICOM insta ao diálogo para resolver crise diplomática

CARICOM insta ao diálogo para resolver crise diplomática

Tegucigalpa, 16 abr (Prensa Latina) A Comunidade do Caribe (CARICOM) insistiu nesta terça-feira na necessidade de diálogo para resolver a crise diplomática entre México e Equador, ratificando sua profunda preocupação pelas ações do governo de Quito.

O presidente temporário do grupo integracionista e líder da Guiana, Irfaan Ali, disse que seus colegas reafirmaram a importância de aderir aos princípios do direito internacional, às regras e à Convenção de Genebra sobre a inviolabilidade dos direitos das missões diplomáticas e postos consulares.

Ele enfatizou que a nação sul-americana violou todos esses princípios ao entrar violentamente na embaixada mexicana e retirar o ex-vice-presidente Jorge Glas, que tinha solicitado asilo político ao governo de Andrés Manuel López Obrador.

Ele esperava que ambos os Estados se sentassem à mesa de negociações e encontrassem uma saída para a crise, pois isso contribuiria para a premissa de preservar a região como uma zona de paz e cooperação.

“Essa deve ser uma prioridade para todos nós”, enfatizou Ali.

A intervenção da CARICOM encerrou a primeira parte de uma reunião extraordinária entre os chefes de Estado e de governo da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (CELAC).

O encontro foi aberto às 9h (horário local) em Tegucigalpa e também incluiu falas dos líderes de Honduras, México, Brasil, Guatemala, Colômbia, Cuba, Venezuela, Bolívia e São Vicente e Granadinas.

A líder rotativa da organização e dignitária hondurenha, Xiomara Castro, enfatizou no encerramento do primeiro momento que foi caracterizado pela clara condenação dos atos violentos praticados pelo Equador e houve um apelo unânime para que se respeite o salvo-conduto de Glas.

A CELAC analisou a situação primeiramente em um encontro da troika (Honduras, Colômbia e São Vicente e Granadinas) e, em seguida, em uma reunião extraordinária em nível de ministros das Relações Exteriores, que reiteraram suas condenações individuais à violação da Convenção de Viena sobre Relações Diplomáticas e das Regras de Asilo da Convenção de Caracas.

Além da condenação internacional do incidente, o México e a Nicarágua romperam relações com o Equador, uma ação foi movida contra Quito perante a Corte Internacional de Justiça e a Colômbia prometeu tomar medidas para que a Corte Interamericana de Direitos Humanos emita medidas cautelares em favor de Jorge Glas.

Outras organizações da região também pediram reuniões urgentes com esse assunto em pauta e as consequências para o Equador, que poderia sofrer sanções.

ro/ymr

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES