O secretário de Estado para a Cooperação Internacional e Comunidades Angolanas, Domingos Vieira Lopes, e o embaixador do Japão em Luanda, Suzuki Toru, foram os encarregados de assinar o instrumento jurídico que respalda a doação do Governo da nação asiática.
A assinatura do acordo teve lugar na sede do Ministério das Relações Exteriores de Angola, cujo montante está estimado em três milhões de dólares e deverá ser utilizado para apoiar projetos do Instituto Geológico de Angola, pertencente ao Ministério dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás.
A este respeito, o embaixador japonês salientou que esta verba vai proporcionar ao centro a possibilidade de adquirir equipamento analítico moderno para desenvolver estudos geológicos em todo o país com maior qualidade.
Vieira Lopes, por sua vez, destacou a cooperação que o Japão mantém com Angola, com ajuda em áreas como agricultura, energia, água e telecomunicações, bem como a assinatura do acordo de promoção e proteção recíproca de investimentos, que favorecerá o aumento dos mesmos.
Também esteve presente na assinatura o Secretário de Estado dos Recursos Minerais, Jánio da Rosa Victor, juntamente com outras autoridades do setor de mineração e da embaixada japonesa.
ro/kmg