O evento, também dedicado ao departamento colombiano de Huila (sul) e às suas manifestações artísticas nativas, destinará parte de seus espaços para homenagear os 100 anos da publicação do romance La Vorágine de José Eustasio Rivera e o décimo aniversário de a morte do ganhador do Prêmio Nobel Gabriel García Márquez.
Em conferência de imprensa, os seus organizadores informaram que estão previstas a realização de cerca de 2.300 atividades em vários pavilhões, a visita de pelo menos 25 delegações de países estrangeiros e a presença de mais de meio milhão de pessoas até 2 de maio, data em que ocorrerá o seu encerramento.
O embaixador do Brasil na Colômbia, Paulo Estivallet de Mesquita, garantiu que é uma imensa honra para seu país receber pela terceira vez a dedicatória da feira à qual a descreveu como o evento cultural mais importante da Colômbia, ao mesmo tempo que exaltou sua capacidade aproximar pessoas e culturas.
Ele afirmou que comparecerão mais de 60 escritores e artistas do Brasil e participarão de palestras e outras atividades programadas com o objetivo de divulgar a riqueza de sua literatura e o restante de suas expressões culturais.
Entre outras atividades, o gigante sul-americano propõe um evento acadêmico realizado em conjunto com especialistas colombianos chamado Ciclo Afro, amplas apresentações culturais com música e dança e um festival de cinema brasileiro sobre a Amazônia na Cinemateca da capital colombiana.
Por outro lado, destacou a relevância do evento ter os cuidados ambientais como eixo temático prioritário, uma vez que questões como as alterações climáticas e a perda de biodiversidade tornam-se problemas fundamentais da atualidade.
Ainda durante a 36ª edição do Filbo, serão realizadas as Conferências Profissionais, uma série de encontros especializados e de formação dirigidos a todos os agentes do ecossistema do livro, incluindo editores, ilustradores, revisores, tradutores e bibliotecários.
Como parte dessas ações estão incluídos os chamados Fóruns do Livro, onde serão ministradas palestras de acadêmicos, uma delas do renomado especialista argentino Daniel Benchimol, sobre o impacto da Inteligência Artificial na cadeia do livro.
Além disso, nesta ocasião espera-se superar as expectativas de negócios para 2023, que ascenderam a mais de 4,6 milhões de dólares (dos quais 394.693 dólares corresponderam a negócios realizados durante a feira).
Na sua 36ª edição, o Filbo 2024 tem como tema “Ler Natureza”.
oda/ifs / fav