Segundo a fonte, a visita faz parte das turnês de liderança do Partido Comunista de Cuba (PCC) pelo país e é a terceira vez em 2024 que o presidente visita esse território.
“Embora ainda tenha muito a ser transformado nesta bela parte de Cuba, vários dos projetos visitados atestam que o território está se tornando uma referência de quanto pode ser feito para o desenvolvimento do país”, disse o presidente cubano.
A Presidência cubana informou que Díaz-Canel visitou a fazenda organopônica La Celia, uma instalação que, depois de vários anos com resultados muito ruins, desde março passado os membros das Forças Armadas Revolucionárias (FAR) voltaram à vitalidade e vários produtos já estão sendo colhidos.
Os produtos da La Celia são destinados principalmente à venda para a população nos mercados e para abastecer o lar de acolhimento e as creches.
De acordo com informações do jornal local, Victoria, o presidente também fez uma visita à empresa Agua Santa ao lado do secretário de organização do Comitê Central do PCC, Roberto Morales, a fim de apreciar a valiosa experiência do projeto de desenvolvimento local implementado pelos produtores Raudel Rives e Agneris Rivas.
O programa incluiu uma visita ao complexo agroindustrial do leite, também com dificuldades em sua operação, com o objetivo de trocar experiências com trabalhadores e gerentes sobre práticas valiosas para reverter a situação e, assim, contribuir para o território e a nação.
Díaz-Canel pediu a diversificação da produção para fazer mais uso das capacidades instaladas e se interessou pela entrada do leite no setor e ficou satisfeito ao saber que mais de 80% do produto que as crianças recebem é leite fresco.
Ele também pediu que se continuasse trabalhando na autossuficiência territorial, para garantir a importante alimentação das crianças, dos idosos e da população em geral.
ro/ale/ebe